Johann Sebastian Bach, ou o "Catálogo das Obras de Deus" em pessoa.
Neste aniversário de Bach, vou aproveitar a data para falar sobre algo que deixa muitas pessoas curiosas. O que significa o BWV nas obras de Bach? Ora, cada peça de compositor tem um número de "Opus", que quer dizer trabalho. E vários compositores, na frente do número da obra, contam ainda com alguma ou algumas letras que significam algo, que pode ser, por exemplo, a primeira letra do nome da pessoa que organizou a obra de tal compositor. Por exemplo, a obra de Mozart costuma ter o "K" na frente, que é a letra do nome de Ludwig Köchel, que organizou sua obra. Já a obra de Bach traz o BWV que quer dizer, em alemão, Bach-Werke-Verzeichnis, ou "Catálogo das obras de Bach". A obra de Bach foi catalogada nos anos 1950 por Wolfgang Schmieder e a nomenclatura adotada por ele se tornou universalmente aceita. Algumas peças cuja autoria ele não conseguiu comprovar, foram classificadas em separado e, além do BWV, contém a palavra Anhang (anexo), ou Anh. Esse é o caso, por exemplo, de várias peças do livro de Anna Madaglena Bach, a segunda esposa de Bach, para quem ele organizou um caderno de exercícios de piano/teclado e que até hoje é utilizado como primeiro "approach" musical nas escolas de música do mundo inteiro. Ora, nesse caderno, há várias peças que, na verdade não são de Bach, pois ele apenas juntou peças de aprendizado. Entretanto, há alguns dos minuetos mais tocados pelos pianistas infantis mundo afora.
Retrato de Anna Magdalena Bach, segunda esposa do compositor. Ela tinha 19 anos quando se casaram e ele já um viúvo trintão. Eles tiveram 13 filhos, dois dos quais também se tornaram compositores. Infelizmente, após a morte de Bach, ela viveu de caridade e morreu pobre, pois o compositor deixou muito pouco a ser dividido entre ela e os nove filhos sobreviventes.
E, para finalizar, uma grande homenagem ao dia de hoje que ele merece, um vídeo do filme Music of the heart, com Meryl Streep no papel de uma compositora. A cena parece até uma "pegadinha" com o número de intérpretes de primeira grandeza tocando juntos. Se contabilizar, com certeza o cachê desse pessoal deve ter sido a metade do total do filme. Eles interpretam a primeira parte do Concerto para dois violinos de Bach BWV 1043. E aqui, alguns links para outros posts que eu fiz sobre Bach: