Interior do El Ateneo, em Buenos Aires. Opulência e história dão um clima nostálgico de uma Argentica rica e poderosa no início do século XX e durante a Primeira Guerra, quando se tornou fornecedora de alimento para a Europa combalida. Fonte aqui.
"De los diversos instrumentos del hombre, el más asombroso es, sin duda, el libro. Los demás son extensiones de su cuerpo. El microscopio, el telescopio, son extensiones de su vista; el teléfono es exténsion de la voz; luego tenemos el arado y la espada, extensiones de su brazo. Pero el libro es otra cosa: el libro es una extensión de la memoria y de la imaginación".
Jorge Luis Borges (Borges Oral, Editora Emecê/Editorial Belgrano, 1997, p. 13)
Acho que todos os brasileiros concordam que os argentinos têm mania de grandeza, mas o fato é que eles estão bem próximos da realidade quando dizem que El Ateneo, de Buenos Aires, é a livraria mais linda do mundo. A gente não consegue nem piscar o olho quando entra lá. Ok, fui apenas duas vezes, mas me apaixonei e é uma das minhas favoritas, onde pretendo voltar sempre que visitar essa cidade maraviJosa, que eu amo. Foi lá que eu comprei meu querido livro Borges Oral, com as conferências de Jorge Luis Borges, ao qual adoro recorrer de tempos em tempos e de onde tirei a citação acima.
No subsolo, o Ateneo Junior, a seção se livros infantis. Agora que o espanhol é obrigatório nas escolas, que tal adquirir alguns exemplares para seus filhos?
O belíssimo edifício da livraria foi fundado em 1919 e era um cine-teatro, o Gran Splendid. Conta-se que o tango lá corria solto e os nomes de destaque da área se apresentavam no palco do teatro, inclusive Carlos Gardel. Em fevereiro de 2000, ele foi remodelado para ser transformado em livraria. Já El Ateneo é tradicional na Argentina e remonta à 1912. A rede de livrarias tem mais de 34 filiais na Argentina (convenhamos: a taxa de analfabetismo entre os argentinos é de 2,4% contra 10% do Brasil). A filial do Gran Splendid dispõe de mais de 120 mil títulos, a maioria em espanhol, claro, mas há também uma seção em inglês e alguns em outros idiomas. Há uma cafeteria lá dentro e você pode degustar um capuccino em cima do antigo palco. Também pode refastelar-se em uma das poltronas situadas nos antigos balcões do teatro, para ler um livro ou admirar a vista, um luxo.
De qualquer ângulo, esplêndida. Nos corredores que levam ao segundo piso, há cartazes dos filmes que passavam na época áurea do Gran Splendid.(fonte aqui)
A livraria El Ateneo Gran Splendid fica na Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, que por si só vale o passeio. Repleta de lojas interessantes, cafés e restaurantes, bem menos confusos que os da Florida. Aqui abaixo, um simpático vídeo sobre a livraria, em inglês.
Márcia, gosto de bibliotecas pequenas.
Esse mundao grande demais eu nao vou achar nada, rs.
Bom fim de semana
Posted by: Georgia Aegerter | sexta-feira, agosto 31, 2012 at 08:51
Georgia, obrigada pela visita. Se quiser escrever um post sobre a sua livraria favorita, vou adorar. Você tem um lugar que você frequenta ou frequentou para comprar livros? bjs
Posted by: MarciaCL | sábado, setembro 01, 2012 at 16:35