Pôster oficial do filme Wuthering Heights (O morro dos ventos uivantes, no Brasil), a ser lançado este ano. (Fonte aqui).
What would you do if you were denied your soulmate?
(O que você faria se lhe fosse negada a sua alma-gêmea?)
Nem bem assimilamos o fato de que praticamente O MUNDO INTEIRO já viu Jane Eyre 2011 (a adaptação do clássico de Charlotte Brönte), surge mais um lançamento para alimentar nossas expectativas: Wuthering Heights (conhecido no Brasil como O morro dos ventos uivantes), da irmã de Charlotte, Emily Brönte, será lançado em setembro em diversos países da Europa e Estados Unidos, sem previsão para nosotros.
Há pouco mais de um ano eu li o livro para o grupo de leitura na web do qual eu fazia parte - Chá com Jane Austen - em que postávamos nossos comentários. Dessa leitura surgiu o post "O morro dos ventos uivantes - paixão em estado puro".
Binoche e Fiennes como Cathy e Heathcliff na versão de Wuthering Heights de 1992.
O filme promete. Segundo informação Wikipedia, um primeiro teaser do filme foi exibido na festinha Pré-Festival de Cannes e deixou os presentes de queixo caído. Segundo o The Guardian, o The Telegraph and a Variety o filme fará sua estréia no Festival de Veneza de 2011.
Mas acho que o mais bombástico de tudo foi a escolha dos atores. A diretora Andrea Arnold quis regressar "às origens" da história e, no lugar dos trintões (ou quarentões) normalmente escalados para os papéis principais (vide o casal da foto acima, da versão de 92) ela selecionou uma dupla de atores desconhecidos na casa dos 20, bem mais apropriados para Cathy e Heathcliff. (Aliás - o que foi aquela versão com a Juliette Binoche falando "oooh, HeathcliFFÊ"...a mulher morrendo e eu caindo na gargalhada, parecia filme do Peter Sellers). O elenco sofreu diversos revezes: Natalie Portman foi anunciada como Cathy, depois que ela saiu do projeto foi chamada Abbi Cornish, seguida de Gemma Arterton. O principal: como Emily Brontë afirma que Heathcliff tinha a pele escura como um cigano, James Howson foi escolhido para ser o primeiro Heathcliff negro da história das adaptações de Wuthering Heights.
James Howson: aposta no desconhecido para um papel que já foi de Laurence Olivier. (Fonte aqui).
A bonitinha Kaya Scoledario será Catherine Earnshaw. Parece que a moça tem ascendência brasileira e até fala português. Quem sabe isso dá uma forcinha para o filme chegar aqui mais rápido...
Fonte da foto e biografia da moça aqui no IMDB.
Para quem não conhece O morro dos ventos uivantes, trata-se de uma história de amor, mais MUITO amor mesmo. O pai da família Earnshaw faz uma viagem e traz consigo um pequeno órfão que se presume ser um cigano abandonado, a quem eles passam a chamar de Heathcliff. Os filhos legítimos do sr. Earnshaw reagem de modo diferente: enquanto o filho sente muitos ciúmes do afeto que o pai dedica ao pequeno órfão, a menina simpatiza imensamente com ele. Essa afeição só aumenta com o tempo e, à medida que eles crescem, transforma-se numa paixão ilimitada e impossível, já que Catherine precisa encontrar um pretendente mais adequado às convenções sociais. A impossibilidade de união dos dois é o que move toda a história e desencadeia uma série de acontecimentos trágicos para eles e suas famílias.
Aqui um trailer da versão de 92: