O romancista francês Patrick Modiano, que acaba de embolsar mais um prêmio merecidissimamente. Foto: L'Express - AFP Martin Bureau.
Apesar do atraso, gostaria de registrar meus parabéns a Patrick Modiano pelo recebimento do prêmio da BNF - Biblioteca Nacional da França 2011 pelo conjunto da sua obra, no dia 7 de junho. Na ocasião do recebimento do prêmio, Modiano afirmou estar muito emocionado, pois o documentário de Alain Resnais Toute la mémoire du monde (Toda a memória do mundo) que ele assistiu quando criança sobre o percurso que um livro leva para chegar à BNF foi o que lhe deu vontade de ser escritor.
No press-release distribuído (aqui, em francês), o presidente da BNF, Bruno Racine, afirma que o prêmio foi concedido a "uma obra assombrada pelo passado, mas marcada pela vontade de dominá-lo pela escrita".
O júri é composto de nove membros nomeados por três anos: Jean-Claude Meyer, Laure Adler, Jean-Claude Casanova, Antoine Compagnon, Marc Fumaroli, Colette Kerber, Julia Kristeva e Denis Olivennes.
Não por acaso, Modiano foi meu objeto de pesquisa no mestrado em Literatura Francesa na UFRJ e é um dos meus autores favoritos. Deste modo, foi assunto de diversos posts deste blog, como, por exemplo, a "Semana Modiano" que se encontra nos links aí ao lado esquerdo.
Cena do filme Le perfum d'Yvonne, baseado em Villa Triste, de Patrick Modiano. Foto: DVD Reviewer.
Nascido no último ano da Segunda Guerra, em 1945, Patrick Modiano fez sua estréia literária em 1968, com La place de l'étoile (O lugar da estrela - que, em francês, é um trocadilho com a Praça de Étoile - hoje Praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo - e uma referência à estrela amarela usada pelos judeus na época da ocupação da França). Em 74, escreveu em parceria com Louis Malle o roteiro de Lacombe,Lucien que mereceu alguns posts aqui neste blog também (Lacombe Lucien, Lacombe Lucien II e Lacombe Lucien III). Em 78, ganhou o Goncourt com Rue des boutiques obscures. Autor de uma obra imensa, na sua maioria ambientada durante a época da Ocupação, Modiano lançou seu último livro no ano passado, L'Horizon.
Para finalizar, um simpático vídeo do casal Sdec e Marie, interpretando Le baiser Modiano, de Vicent Delerm.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.