Gente, tem alguém que ainda não conhece o Bach's Project, do Michael Lawrence? É disso que o título desse post tem a ver com - quem pensou outra coisa: não, esse blog não virou um daqueles que só abordam "papo calcinha" - nem sutiãs, nem cuecas, nem ceroulas, o Na Linha orgulhosamente vive de CULTURA.
A cantata em questão no vídeo acima é Jesus bleibet meine Freude (Jesus permanece minha alegria), mas conhecida em português como "Jesus Alegria dos Homens". Ontem, o Michael mandou esse link para os fãs do projeto. Trata-se de uma propaganda japonesa de celular. AMEI.
Aproveito a oportunidade para postar mais duas gravação EXTRAORDINÁRIAS da mesma música.
A primeira é de Baden Powell. O código de incorporação não estava disponível, então coloco apenas o link aqui nessa captura de tela:
A outra, é a orquestra Vienna Concentus Musicus, regida por Nikolaus Harnoncourt, acompanhada do Coro Arnold Schoenberg e dos cantores Ian Bostridge, Christine Schäfer, Bernarda Fink, Anne Korondi e Christopher Maltman. Harnoncourt, para quem não sabe, é especialista em Bach.
Jesus alegria dos homens é o coral final da cantata "Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e boca e ações e vida), escrita por Johann Sebastian Bach em 1716.
Imagem da Wikipédia.
Isso tudo só para concluir que a minha cantata favorita é outra. Aqui, Harnoncourt novamente na regência: "Mein Freund ist mein und ich bin sein" (meu amigo é meu e eu sou dele).
E qual a sua cantata favorita????
Marcia,
Também me apaixonei pela propaganda japonesa, fantástica! Quanto preparo e imaginação. Adoraria ver mais propagandas assim...
Não conheço muitas cantatas, mas devo dizer que Jesus Alegria dos Homens é uma de minhas favoritas, ainda mais quando vi essa gravação do Baden pela primeira vez em uma gravação desse programa que temos aqui em casa. Belíssima! Sua favorita também é linda, adoro ela! Difícil escolher uma favorita hehe
Beijos!
Posted by: Sofia | segunda-feira, abril 25, 2011 at 21:08
Sofia, se você curte Bach, não deixe de dar uma checada nos vídeos do Michael, do projeto Bach, tem de tudo: pessoas tocando o compositor em garrafas de vidro, em ukulele (um instrumento havaiano), com a voz imitando instrumentos, é muito legal.
Posted by: MarciaCL | segunda-feira, abril 25, 2011 at 22:33