"De ta fenêtre ardente, reconnais dans les traits de ce bûcher subtil le poète, tombereau de roseaux qui brûlent et que l'inespéré escorte".
René Char
"Da tua janela ardente, reconheças no desenho desta fogueira sutil o poeta, carroça de juncos que queimam e que o inesperado acompanha".
Todo início de ano, não se sabe bem porquê, algumas pessoas são tomadas pelo desejo de iniciar algum projeto desafiador, seja no plano pessoal (para de fumar, perder 10 quilos, promover um encontro com toda a turma do jardim de infância), seja profissional (obter uma promoção, aumento de salário, defender o doutorado etc).
Comigo acontece o mesmo. Por isso decidi fazer algumas séries sobre escritores que talvez não sejam muito conhecidos, pois é possível que sejam vistos como "herméticos", mas que são verdadeiramente maravilhosos. O primeiro deles, decidi, é René Char. Preciso ainda aguardar a chegada de alguns livros traduzidos (afinal, se qualquer tradução já é difícil, a de poesia é ainda mais). A bem intencionada tentativa aí de cima é minha.
Porém quando vi esse simpático vídeo nO Globo hoje (peguei o link do youtube porque o jornal não compartilha conteúdo, então eu também não compartilho O Globo), achei que seria interessante como "teaser" ao universo de Char. (Aqui entre nós: que "notícia" é essa gente? É só botar "música"+"pi" no youtube que vai aparecer um monte de músicos fazendo o mesmo que esse rapaz. Porém achei esse vídeo realmente muito bom, vá lá).
OBSÃO!!! O autor da sinfonia do Pi retirou o vídeo do Youtube. O nome dele é Lars Erickson e o vídeo dele explicando a obra pode ser visto aqui:
A parte que eu acho mais interessante é essa idéia da arte baseada em uma fórmula matemática (aliás, o sentido original de arte para os gregos era técnica), implicando linguagens aparentemente opostas no mesmo sentido. Para René Char e a sua escrita, compreender a arte como máxima técnica é o que resultará na máxima poesia, senão em toda a obra, pelo menos em boa parte dela.
Então até breve e fiquem com esses interessantes e poéticos sons da fórmula PI.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.