Lang Lang, na abertura neste final de semana da XVI edição dos Jogos Asiáticos, do qual participam, além da China, 44 países. (Todas fotos de Xinhua/Fan Jun, do site oficial do Comitê dos Jogos)
Alguns o detestam, outros o amam, mas ninguém duvida da sua gigantesca popularidade, para a qual, além do talento e virtuose, contribui consideravelmente o uso bastante esperto das novas tecnologias da comunicação. Estou falando do pop-pianista Lang Lang, claro, que, como minha filha de dez anos é fã (e assinante do blog oficial dele), ficamos sabendo que participou da cerimônia de abertura da XVI edição dos Jogos Asiáticos, ocorrida no último dia 12, na cidade de Guangzhou, na China.
Ele parece estar tocando em um Pegasus (mas a marquinha não parece ser da Schimmel), acompanhando a igualmente famosíssima atriz chinesa Zhang Ziyi que, além de excelente bailarina, atriz e modelo é cantora.
Nascido em 1982, em Shenyang, na China, Lang Lang começou na música muito cedo (aos cinco anos), como tem sido usual com os novos talentos da área. Acho bonitinho que ele conta que teve vontade de estudar piano quando, aos dois anos, viu o desenho animado do Tom e Jerry em que o Tom tenta tocar a Rapsódia Húngara de Liszt, aqui abaixo:
Esse rapaz tão novinho já foi desiludido: aos 9 anos (!) foi expulso da escola de música onde se preparava para entrar no Conservatório Central de Beijing por "FALTA DE TALENTO"!!!!, até que uma professora o convenceu a voltar a tocar a partir da sonata K330 de Mozart que, aliás, ele interpreta com toda a alegria que aquela peça carrega.
Outra curiosidade: ele fez um bis em um concerto em São Francisco, em abril deste ano, tocando Flight of the Bumblebee de Nikolai Rimsky-Korsakov's no seu Ipad:
Ah, sim: quem quiser pode assinar o feed do blog dele e receber novidades.
FANTASTICO, LANG LANG "O ILUMINADO "
Posted by: Paulo Ricardo da Costa Guedes | quinta-feira, janeiro 27, 2011 at 17:47
Concordo com você, Paulo! Obrigada pela visita.
Posted by: MarciaCL | sexta-feira, janeiro 28, 2011 at 18:05