A pianista Lara Ömeroğlu, de 16 anos, que acaba de vencer o concurso para Jovens Músicos da BBC (foto rádio BBC)
Uma dessas notícias que eu adoro ler, porque me passa a idéia que um futuro melhor é possível e que tem gente jovem trabalhando para isso.
A adolescente inglesa de Watford Lara Ömeroğlu, estudante da escola Purcell, acaba de vencer o concurso para jovens músicos da BBC, edição 2010. Ela venceu a flautista Emma Halnan e o violinista Callum Smart e embolsou £2000 juntamente com o troféu. 25 jovens músicos participaram das finais em cinco categorias e, destes, três foram selecionados para tocar o concerto de sua escolha com a BBC National Orchestra de Gales sob a regência de Vasily Petrenko.
A final foi no teatro Wales Millennium Centre em Cardiff, onde Lara emocionou o público com a sua interpretação do Concerto número 2 de piano de Saint-Saëns’s.
A orgulhosa Lara com o seu troféu.
Os três finalistas, da esquerda para a direita: a flautista Emma Halnan, Lara Ömeroğlu e o violinista Callum Smart (fotos BBC)
E aqui um vídeo de um trecho da performance de Lara na final:
Márcia,
é mesmo um alento saber que os jovens ainda apreciam as artes clássicas!
abs
Posted by: Raquel | terça-feira, setembro 21, 2010 at 19:59
Raquel,
A Lara é uma fofa, né? E você viu a carinha dos outros concorrentes? Tenho certeza que os três merecem admiração. Será que a Marianne Dashwood tocava tão bem assim? Assim como Lara ela tinha 16 anos no início de S&S, se não me engano...
Posted by: MarciaCL | quarta-feira, setembro 22, 2010 at 15:17
Marcia,
não Marianne tinha 17 e não creio que tocasse tão bem quando Lara, mas certamente tocava com paixão!
Posted by: Raquel | sábado, outubro 02, 2010 at 12:31
Raquel, obrigada, nada como a palavra de uma especialista! Eu trabalho com música e acho uma pena que o ensino da música tenha saído do currículo das escolas. Agora há uma lei sancionada pelo presidente Lula que determina que a partir de 2011 as escolas públicas e privadas de todo o país serão obrigadas a inserir o ensino de música no currículo. É possível que muitos jovens talentos irão surgir. Só acho que o ensino não deveria ser obrigatório para o aluno, mas que todas as escolas deveriam oferecê-lo como opção, para aqueles que quisessem. Vamos ver o que vai acontecer quando a lei entrar em vigor...
Posted by: MarciaCL | segunda-feira, outubro 04, 2010 at 15:24