Foto do filme da BBC Miss Austen Regrets, de 2008.
"Nobody minds having what is too good for them".
(Jane Austen, Mansfield Park, Cap.48)
"Ninguém se incomoda em ter algo acima de seus méritos".
A série sobre Os Oponentes em Jane Austen acabou, mas gostaria de fazer ainda duas referências sobre a escritora. A primeira foi o fato de que a Raquel Salaberry que escreve o Jane Austen em Português fez uma menção aos meus posts, o que me deixou extremamente orgulhosa. Sou assídua leitora do blog da Raquel e recomendo a todos que o visitem, em particular o artigo de hoje, em que ela entrevistou Ivo Barroso, um dos mais importantes tradutores do país. A entrevista foi justamente sobre Jane Austen, uma vez que ele traduziu dois de seus livros: Sense and Sensibility e Emma.
A outra referência que eu gostaria de fazer é ao próprio blog do Ivo Barroso, que publicou ontem o prefácio que ele escreveu para a edição de Orgulho e Preconceito da LPM com tradução de Celina Portocarrero. Aqui o link para o texto que é extremamente informativo e abrangente.
Ainda sobre a entrevista da Raquel, amei quando ela, ao final, afirma que Ivo Barroso de fato aproximou-se tanto de Jane Austen que praticamente pode ser considerado um "Janeite". Eu adoro esta expressão que, muitas vezes, é considerada pejorativa. Ela foi citada a primeira vez em 1894, por George Edward Bateman Saintsbury, em prefácio que escreveu para a edição de Orgulho e Preconceito (embora com a grafia um pouco diferente: Janite). Mas foi realmente Rudyard Kipling que popularizou o termo quando escreveu The Janeites, publicado em 1924. A história é sobre um grupo de soldados britânicos que acham alento durante a Primeira Guerra Mundial lendo Jane Austen.
O próprio Kipling e sua esposa, durante a guerra, consolavam-se lendo a autora de P&P um para outro.
Foto do filme My boy Jack, de 2007, baseado na história real de Kipling. Na foto, David Haig como o escritor, Daniel Radcliffe como seu filho, Kim Cattrall como Caroline Kipling e Carey Mulligan como Elsie Kipling (foto: Lights, Camera...History!)
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.