Franck Courtés para lire
"Ça m'a arrivé suivant dans le réel de croiser (je connaissais pas forcément ces gens) dans les quartiers différents la même personne [...], comme s'il y avait une sorte d'insistence du destin qui voulait que vous lui parliez comme des espèces de tentatives...[...]alors il y a un tas de chances qu'on recapitule dans sa vie au but de quarainte ans de toutes les occasions manquées, des choses qui n'ont pas eu lieu".
"Na vida real me aconteceu diversas vezes de eu encontrar (sem necessariamente conhecer) a mesma pessoa em bairros diferentes [...], como se houvesse um tipo de insistência do destino que quisesse que você falasse com ela, como uma espécie de tentativa...[...] então há um bocado de oportunidades que a gente recapitula na vida após quarenta anos de situações fracassadas, coisas que não aconteceram".
(trecho da entrevista de Patrick Modiano ao jornalista Pierre-Louis Basse, do programa de rádio "Le temps de le dire" no último dia 6 de março)
Velho conhecido deste blog (vide posts de Lacombe, Lucien de 2005 e 2006 - 1 - 2 - 3 e Patrick Modiano), Modiano acaba de lançar mais um título na sua extensa bibliografia (são mais de 36 livros até hoje), no dia 4 de março em Paris (como esse blog é chique, gente!), pela Gallimard, bien sûr! Mas a dona do blog não é tão chique porque eu não vou comprar a versão digital, que está 13,20 Euros, pela simples razão que o penúltimo livro dele ainda está na pilha de livros ao lado da minha cama, na mesinha de cabeceira (o homem é mais rápido para escrever do que eu sou para ler!). Como devo ir pras europas em breve, aproveito para comprar (e ler por lá mesmo).
Pois bem, o Modiano "Safra 2010" chama-se L'Horizon, custa 16,5 Euros e tem 175 páginas. Na ocasião do lançamento do livro, porque na França ele é popstar, ele deu entrevistas para: o programa de televisão La grande librarie, à revista Lire, ao Le Nouvel Observateur, L'Express, entre muitos outros, como nos informa nosso amigo Denis Cosnard, do Réseau Modiano (Rede Modiano). Salut, Denis!
Minha intenção de começar a semana escrevendo sobre este autor foi por água abaixo, mas com algum atraso, cumpro o prometido. Este é o início de mais alguns posts que quero fazer sobre ele.
Sobre o livro, parece-me pelas entrevistas que se trata de uma história de amor VIVIDA NO PASSADO!!!! (alguém lembrou de Persuasão?)
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.