Kim Rossi Stuart, "LE" Julien Sorel, na versão de 1997 de O Vermelho e o negro
"La parole a été donnée à l'homme pour cacher sa pensée." (Stendhal - Le Rouge et le Noir)
(A palavra foi concedida ao homem para esconder seu pensamento). (Stendhal - O Vermelho e o negro)
Portrait of Marie Henri Beyle, known as Stendhal
Uma notícia maravilhosa para quem gosta de Stendhal, assim como eu: fiquei há pouco sabendo que desde 26 de novembro de 2009 finalmente a equipe que trabalhava sobre os manuscritos de Stendhal na Universidade de Grenoble, colocou-os na web. Eu notei que há algumas falhas, mas já deu para fazer uma boa busca em vários links.
Na página dos manuscritos, pode-se acessar todos o material conservado na biblioteca municipal de Grenoble, buscar páginas por assunto, por tema ou por palavra.
O projeto, que levou anos, é resultado de uma colaboração entre a cidade de Grenoble, a Universidade Stendhal - Grenoble 3 e a MSH-Alpes. Foi financiado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França.
A biblioteca de Grenoble, FR, conserva há mais de um século quase a totalidade dos manuscritos deixados por Stendhal na ocasião de sua morte. O conjunto é formado por mais de dezessete mil páginas e constitui um dos mais importantes registros da literatura mundial, tanto pelo tamanho, quanto pela presença de textos importantes: Lucien Leuwen, Vie de Henry Brulard, Lamiel, Vie de Napoléon.
Há também manuscritos de grandes obras póstumas, correspondências, rascunhos de textos romanescos, dramáticos ou relatos de viagens, de páginas de diários, notas de leituras, pensamentos, ensaios críticos ou estéticos, históricos ou literários, papéis diversos, entre outros.
Texto retirado da página da equipe.
Cena do julgamento de Julien Sorel, do mesmo filme mencionado acima, quando faz o discurso defendendo a revolução. Stendhal admirava profundamente Napoleão Bonaparte, sobre quem fez uma biografia.
Livros de Stendhal no Projeto Gutenberg
Há uma versão da BBC para O Vermelho e o Negro de 1993 com Ewan McGregor no papel de Lucien e Rachel Weisz no papel de Mathilde, que eu ainda preciso assistir, mas até o momento não consegui. São grandes atores e gosto muito das produções da BBC sobre clássicos literários.
foto da BBC News
Ewan McGregor, como Julien Sorel, e Alice Kriege, como Mme. de Rênal
na versão da BBC. Foto: CinecanalDetalhe: Alice Kriege foi Lady Russell na versão de 2007 de Persuasão, da BBC
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.