"Não sentimos em nós mesmos um fraco sopro no qual viviam os homens de ontem? As vozes às quais emprestamos o ouvido não trazem um eco de vozes há muito extintas? As mulheres que cortejamos não têm irmãs que nunca conheceram? Se é assim, então existe um encontro tácito entre as gerações passadas e a nossa".
Walter Benjamin
Um roteiro de cinema é um texto escrito por múltiplas mãos. No caso de Lacombe, Lucien, não foi diferente. O ator principal, Pierre Blaise, não era um profissional, mas um rapaz que Louis Malle contratou, após fazer alguns testes com garotos da região onde estava filmando. De fato, Pierre Blaise é o principal responsável pela força do filme. Com seu sotaque e jeito rude, ele empresta carne, osso e estrutura cultural ao personagem. O próprio Louis Malle afirmou que, em alguns casos, quando Pierre não conseguia entender o sentido de uma frase ou de uma situação, é porque ele estava certo e os roteiristas, errados. À medida que as cenas iam sendo gravadas, o roteiro ia sofrendo alterações para melhor se adaptar ao "ator". Blaise morreu pouco tempo depois das filmagens, em um acidente de carro.
Lucien-Pierre é um camponês familiarizado com a morte. Caçar e matar animais faz parte da rotina da sua vida. Foi nas imagens deste cotidiano de violência regular e contida que Louis Malle buscou as semelhanças com a guerra. São inúmeras as cenas as que mostram animais sendo sacrificados. Na cena em que morre um cavalo em uma propriedade próxima de Lucien, por exemplo, há um claro sentimento de perda de uma pessoa da família.
Como o cavalo é um importante instrumento de trabalho para os camponeses, o proprietário do animal morto lamenta o fato como se tratasse de um ser humano. Ele afirma que o cavalo era "o seu melhor funcionário". Lucien é uma das pessoas que vão ajudá-lo a carregar o cadáver do cavalo para ser colocado em uma carroça. Há, nesse momento, uma cena crucial para o entendimento do personagem: quando Lucien acarecia a cabeça do cavalo morto, carregado de ternura, como se se tratasse de um companheiro de profissão, de um irmão. Aqui, a analogia de animais de carga com as pessoas simples da região é bem clara. É nesse universo, de onde saiu a colaboração, que Malle vai se concentrar em um só personagem.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.