Esse texto era para ser a "nota" da Gallimard na minha lista de editoras. Porém vi que o espaço é pequeno e o texto era muito grande. Então agora virou uma nota dentro do corpo do blog. Acho importante falar sobre a história dessa editora. Segue então.
(tradução amadora, porém bem intencionada do institucional do site)
Em 1911, solicitado por André Gide e Jean Schlumberger, Gaston Gallimard passa a dirigir a Editora da La Nouvelle Revue Française, casa fundada como um prolongamento da revista La NRF - criada em 1908 por Gide e seus colaboradores. Assim, iniciou uma das mais belas aventuras editoriais destes últimos cem anos, que nós propomos que você conheça hoje.
Um século de NRF
O que é um editor de qualidade hoje?
Para Gallimard, é estar à altura de um patrimônio literário e de valores que presidiram a sua edificação. Mas é também preservar a sua independência capitalista e comercial, para fazer valer as posições originais sobre o mercado. Daí a constituição progressiva de um grupo Gallimard, estrutura equilibrada e diversificada, capaz de assegurar o emblema de condições sãs de crescimento e desenvolvimento.
O grupo hoje
As revistas são indissociáveis do movimento das idéias. Todos os movimentos literários, todos os grupos intelectuais tiveram a sua revista - freqüentemente efêmera. Mas as mais importantes não apenas representaram um marco no seu tempo, como deram origem também a grandes editoras. Assim, a La Nouvelle Revue Française, La NRF, é a origem da Editora Gallimard. Desta filiação, nossas publicações conservaram a tradição editorial das revistas. Além da La NRF, que existe há quase 95 anos, adicionaram-se no decorrer do tempo diversos títulos, tais como L'Infini, Le Débat e Les Temps Modernes.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.